Emaye

Emaye África é um filme manifesto do povo israelita negro em diáspora se levantando por Liberdade, Redenção e Repatriação Internacional conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Reparação aos povos que sofreram com a escravidão.
Apresenta a chegada ao Brasil dessa nova forma de conhecer a cultura Rastafari I. EABIC (Ethiopia Africa Black International Congress), Ordem de Melquisedeque. A Ordem Boboshanti é eclesiástica, governamental, parlamentar, estatal e sabatical.

O roteiro deste curta foi desenvolvido inspirado nas máscaras antropomorfas produzidas pelo artesão Almirenio Barbosa, na inquietante história dos africanos da diáspora em junção com o que aprendi com a Ordem de Vida Rastafari I, fundada pelo Sacerdote Emanuel Charles Edwards, em 1958, na Jamaica - Egito.
Em coração de reverência foram registrados os testemunhos de vida de três profetas da Escola de Jerusalem, Real Igreja da Divina Salvação, Ethiopia Africa Black International Congress.
Almirenio é artesão, percussionista e soldador. Viveu na pele a dispersão da família no Brasil/Egito desde Bahia até São Paulo e, depois, Santa Catarina. Constituindo família com Marcia dos Santos (foto da capa do curta). O apoio técnico de Almirenio foi fundamental para execução do projeto Emaye e um pouco do seu trabalho está registrado no making off do curta. Também espiritualmente podemos aprender muito com Almirenio, compartilhar momentos com a família, histórias de vida, conhecer a culinária da Bahia, mugunzá, cus-cus, palavras e expressões ancestrais que permanecem pelas gerações nos filhos da Ethiopia.



Este audiovisual foi realizado no Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social Cinema e Vídeo por Renan Ramos Rocha, grato pela oportunidade e a todos que participaram da realização deste trabalho.
EMAYE é uma leitura do texto bíblico sobre um ponto de vista afro-centrado. As narrações e canção inicial Shema Israel foram entoadas por Gabriel, Renan e Andreza. O historiador Gabriel também colaborou nas pesquisas, a historiadora Imperatriz Alanna sugeriu o nome EMAYE.
Irmãos no aprendizado se preparam para receber o Honorável Sacerdote Roy Williams, diretamente de Bull Bay, Jamaica/Egito.

 Equipe Emaye
Narração Hon Gabriel
Escola Benoniveo - Palhoça/SC
educação afrocentrada
Estrela Preta Tamara da Rosa
Estrela Preta Filipe da Rosa
Eletricista Irazê Bueno
Empress Andreza e Hon Renan
cena das frutas - Filipe na execução do efeito especial
JAH Almirenio e JAH Renan
JAH Filipe e JAH Almirenio
Empress Andreza, Hon Renan, Hon Chico Nascimento
Jhonatan e Almirenio
Príncipe Altamir Bobo Ashanty
roteiro e direção: Renan Ramos Rocha elenco: Almirenio Barbosa, Marcia dos Santos Barbosa, Altamir Barbosa, Filipe da Rosa, Jeferson da Rosa, Tamara da Rosa, Jéssica Alves, Albert Barbosa, Jhonatan Barbosa fotografia: Chico Nascimento direção de arte: Almirenio Barbosa assistência de arte: Andreza de Oliveira figurino: Therezinha Assis de Oliveira malabares: Goura Sundara produção: Luiz Eduardo Toniatti e Antonio Cadido Lopes edição: Renan Ramos Rocha e Antonio Candido Lopes edição de som: Renan Ramos Rocha filmagem em EABIC Brasil - Hon Profeta Walace Gustavo trilha sonora: banda nº 1 de Daniel - Jah Paulo/akete, Jah Leonardo/trovão, Jah Walace/funde. eletricista: Irazê Bueno testemunhos de vida: Hon Profeta André Uiarra, Hon Profeta Red Lion e Hon Profeta Ivan

Comentários