Toque de Melanina disponível online

A Professora Doutora em Literatura pela UFSC Maria Aparecida Rita Moreira, fundadora do Grupo de Estudos Étnicos Raciais Toque de Melanina na E.E.B Aderbal Ramos da Silva, Estreito, em Florianópolis/SC - Brasil, vem disponibilizar o documentário "Toque de Melanina - legado de resistência", dirigido por ela e pelo cineasta Renan Ramos Rocha, da Iashar filmes, idealizador do documentário.


O objetivo é estender a educação afrocentrada nestes tempos de confinamento global. Estamos mais do que nunca com o olhar sobre a população pobre e negra da África e da diáspora. Este documentário é o principal trabalho do cineasta Renan Ramos Rocha que propõe um exercício introdutório mental para pensarmos em uma educação que reconheça os afro descendentes e a história da África como força no combate ao racismo estrutural institucionalizado por séculos nas escolas brasileiras.

BOA SESSÃO!


TOQUE DE MELANINA - LEGADO DE RESISTÊNCIA



Trailer



Uma reflexão sobre o genocídio da população negra no Brasil e o sistema de ensino da rede pública do estado de Santa Catarina. Com depoimentos de professores, gestores, alunos e comunidade acerca das práticas educacionais do Grupo de Estudos Étnico-Raciais Toque de Melanina, que atuou na implementação da Lei 10.639, na E.E.B Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis.

direção e produção
 Maria Aparecida Rita Moreira                                Renan Ramos Rocha

roteiro
Maria Aparecida Rita Moreira

fotografia e câmera
Luiz Eduardo Toniatti

assistente de produção
Luiz Eduardo Toniatti

montagem
Renan Ramos Rocha

trilha sonora
"Dona Georgina"
Dandara Manoela

trilha original
Almirenio Barbosa - Berimbau e Bongô
Carlos - violão

Comentários